Alimentos não perecíveis para o pré diabetes ou diabetes

Se você tem diabetes ou pré, pode estar preocupado em comer bem durante quarentena. Manter alimentos não perecíveis à mão pode ser uma ótima maneira de minimizar suas viagens ao mercado e garantir que você tenha todos os ingredientes necessários para fazer refeições nutritivas. Notavelmente, vários alimentos congelados ou ​​em prateleiras têm um efeito mínimo nos níveis de açúcar no sangue. Você pode até ter alguns na despensa ou no freezer. Aqui estão os melhores produtos não perecíveis para pessoas com diabetes.

1. Grão-de-bico

Grão-de-bico são populares em vários pratos. Embora contenham carboidratos reduzidos, eles também são ricos em fibras, proteínas e gorduras, o que ajuda a minimizar o efeito geral nos níveis de açúcar no sangue.

Você pode usar essas leguminosas saborosas para fazer hummus (patê). Além disso, eles fazem uma alternativa de recheio e podem ser adicionados a sopas, saladas ou omeletes.

Se armazenados em uma despensa fresca e escura, o grão-de-bico seco permanece por até 3 anos.

2. Manteiga de amendoim

A manteiga de amendoim é uma fonte barata de proteínas, gorduras e fibras saudáveis e possui poucos carboidratos.

É uma ótima maneira de fazer um lanche mais recheado. Você pode adicioná-la a torrada integral, vitamina, misturá-lo com um smoothie ou usá-lo como molho para maçãs ou cenouras. Também é ótima em prato agridoce.

Apenas se certifique de escolher marcas naturais de manteiga de amendoim que não contêm açúcar, pois os alimentos açucarados afetam negativamente o controle do açúcar no sangue.

Após a abertura, a manteiga de amendoim dura cerca de 1 ano.

3. Sementes de chia

As sementes de chia são pequenas sementes pretas ou brancas. Eles melhoram a saúde digestiva porque são ricos em fibras solúveis e formam um gel no intestino. Isso ajuda na digestão lenta e evita picos rápidos de açúcar no sangue.

Sementes de chia adicionam na salada e smoothies. Você também pode usá-las para fazer pudim de chia, ou acrescentar nas frutas.

Essas sementes duram até 4 anos na sua despensa.



4. Quinoa

A quinoa é um grão inteiro com sabor e textura semelhantes aos do arroz integral. No entanto, possui mais proteína e fibra, e menos carboidratos totais do que o arroz integral, tornando-a ideal para pessoas com diabetes.

A quinoa dura cerca de 6 meses a 1 ano, se armazenada adequadamente em um recipiente selado na sua despensa.



5. chocolate amargo

O chocolate escuro é um ótimo presente para as pessoas com diabetes, e quanto mais escuro melhor, pois o chocolate com maior teor de cacau tende a incluir menos açúcar adicionado. O cacau também é rico em fibras e gorduras saudáveis.

Por exemplo, apenas 3 quadrados (30 gramas) de 78% de chocolate preto oferecem 14 gramas de gordura, 3 gramas de proteína e 4 gramas de fibra.

Uma barra de chocolate escura mantém por até 4 meses em sua despensa, mas o congelamento prolonga sua vida útil.


6. Espinafre congelado

Como o espinafre contém muito poucos carboidratos e calorias, é possível ingerir uma grande quantidade sem efeitos nos níveis de açúcar no sangue.

Você pode cozinhá-lo como acompanhamento ou adicioná-lo a sopa, cremes, ovos e muitos outros pratos para aumentar a ingestão de fibras, antioxidantes e provitaminas A e K.

O espinafre enlatado dura até 4 anos, enquanto o espinafre congelado permanece por até 1 ano.


Manter os níveis de açúcar no sangue adequado é uma consideração importante para as pessoas com diabetes. O segredo para isto é o planejamento de cada refeição e isto começa no mercado.

Usar o método de congelamento pode ser uma ótima estratégia na sua rotina, isto não altera o valor nutricional dos alimentos.