Artrite, quais alimentos comer?

Artrite é um termo para uma classe de doenças que causam dor, inchaço e rigidez nas articulações. Pode afetar pessoas de todas as idades, gêneros e origens étnicas.

Existem muitos tipos diferentes de artrite. A osteoartrite é um tipo que se desenvolve nas articulações com o uso excessivo. Outro tipo é a artrite reumatóide, uma doença auto-imune na qual seu sistema imunológico ataca suas articulações.


Felizmente, existem muitos alimentos que podem aliviar a inflamação e ajudar a aliviar algumas das dores nas articulações associadas à artrite.


1. Peixes

Variedades de peixes com gorduras boas como salmão , cavala, sardinha e truta são ricas em ácidos graxos ômega-3, que demonstraram ter potentes efeitos anti-inflamatórios.

Em um estudo, 33 participantes foram alimentados com peixes de gorduras boas, peixes magros ou carne magra quatro vezes por semana. Após oito semanas, o grupo de peixes com gorduras boas diminuiu os níveis de compostos específicos relacionados à inflamação.


Uma análise de 17 estudos descobriu que tomar suplementos de ácido graxo ômega-3 diminuiu a intensidade da dor nas articulações, a rigidez matinal, o número de articulações doloridas e o uso de analgésicos em pacientes com artrite reumatóide.

O peixe também é uma boa fonte de vitamina D, que pode ajudar a prevenir a deficiência. Vários estudos descobriram que a artrite reumatóide pode estar associada a baixos níveis de vitamina D, o que pode contribuir para os sintomas.


2. Alho

O alho é repleto de benefícios para a saúde, ele demonstrou seu efeito anti-inflamatório que pode ajudar a diminuir os sintomas da artrite.

Na verdade, algumas pesquisas mostraram que o alho pode melhorar a função de certas células imunológicas para ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Em um estudo, os pesquisadores analisaram as dietas de 1.082 gêmeos. Eles descobriram que aqueles que comeram mais alho tiveram um risco reduzido de osteoartrite do quadril, graças às fortes propriedades anti-inflamatórias do alho.


3. Gengibre

Além de adicionar uma explosão de sabor a chás, sopas e doces, o gengibre também pode ajudar a aliviar os sintomas da artrite.

Um estudo de 2001 avaliou os efeitos do extrato de gengibre em 261 pacientes com osteoartrite do joelho. Após seis semanas, 63% dos participantes experimentaram melhorias na dor no joelho.


4. Brócolis

Não é nenhum segredo que o brócolis é um dos alimentos mais saudáveis ​​que existe.

Um estudo que analisou as dietas de 1.005 mulheres descobriu que a ingestão de vegetais crucíferos, como brócolis, estava associada a níveis diminuídos de marcadores inflamatórios.

O brócolis também contém componentes importantes que podem ajudar a reduzir os sintomas da artrite.

Por exemplo, o sulforafano é um composto encontrado nos brócolis. Estudos demonstraram que ele bloqueia a formação de um tipo de célula envolvida no desenvolvimento da artrite reumatóide.

Um estudo também descobriu que o sulforafano pode reduzir a produção de certos marcadores inflamatórios que contribuem para a artrite reumatóide .


Agora você precisa colocar estes alimentos na sua rotina, isto inclui até nas receitas!