Castanha-do-pará aumenta sua testosterona?

A testosterona é o principal hormônio sexual masculino. Ela desempenha um papel fundamental no desenvolvimento. Baixos níveis podem afetar a função sexual, humor, níveis de energia, crescimento capilar, saúde óssea entre outros sintomas.

Os níveis desse hormônio diminuem naturalmente com a idade, com estudos sugerindo que o hipogonadismo, uma condição na qual o corpo não produz testosterona suficiente, afeta 39% dos homens com 45 anos ou mais.

Embora a terapia de reposição hormonal (TRH) seja a maneira mais comum de tratar baixos níveis de testosterona, muitos homens procuram suplementos ou alimentos naturais que podem aumentar seus níveis de testosterona.

Recentemente, a castanha-do-pará tornou-se mais popular entre os homens, pois elas ajudam a elevar os níveis de testosterona e a fertilidade.



A castanha-do-pará aumenta os níveis de testosterona devido ao seu alto teor de selênio. Uma porção de 28 gramas fornece 988% do Valor Diário.

Vários estudos mostraram que tomar um suplemento de selênio pode melhorar os níveis de testosterona ou auxiliar a fertilidade masculina,


melhorando a qualidade do sêmen. Um estudo realizado em 690 homens com infertilidade observou que ingerir 200 mcg de selênio e 400 unidades de vitamina E por 100 dias melhorou a motilidade e a aparência do esperma em 53% dos participantes. Além disso, 11% dos homens no estudo conseguiram engravidar suas parceiras.

No entanto, em alguns estudos, uma alta ingestão de selênio através de alimentos ou suplementos não influenciou os níveis de testosterona.

Isso destaca a necessidade de mais pesquisas sobre os efeitos das castanhas nos níveis de testosterona especificamente.

Para resumir incluir acastanha-do-pará é importante devido sua qualidade nutricional, ela destaca-se com os níveis elevados do selênio, ômega 3, fibras e cálcio.