Colesterol elevado, como reduzir?

Atualizado: 4 de Nov de 2019

A doença cardíaca é uma das principais causa de morte no mundo.

Ter níveis elevados de colesterol - especialmente LDL "ruim" - está ligado a um risco aumentado de doença cardíaca.

Para ajudar você preparei dicas importantes para reduzir seu colesterol ruim.

Incluir as leguminosas em sua alimentação, também conhecidas como legumes, são um grupo de alimentos vegetais que inclui feijão, ervilha e lentilha.

Legumes contêm muita fibra, minerais e proteínas. Substituir alguns grãos refinados e carnes processadas em sua dieta por legumes reduz o risco de doenças cardíacas.

Uma revisão de 26 estudos controlados randomizados mostrou que ingerir 1/2 xícara (100 gramas) de legumes por dia é eficaz na redução do colesterol LDL “ruim” em uma média de 6,6 mg / dl, em comparação com a não ingestão de legumes.

O abacate é uma fruta excepcionalmente rica em nutrientes .

Eles são uma rica fonte de gorduras monoinsaturadas e fibras - dois nutrientes que ajudam a diminuir o LDL "ruim" e elevam o colesterol HDL "bom" .

Estudos clínicos apoiam o efeito redutor do colesterol dos abacates.


Em um estudo, adultos com sobrepeso e obesos com colesterol LDL alto que ingeriam um abacate diariamente diminuíram seus níveis de LDL mais do que aqueles que não consumiram abacates.

O alho é utilizado há séculos como ingrediente na culinária e como medicamento.

Ele contém vários compostos vegetais poderosos, incluindo alicina, seu principal composto ativo.

Estudos mostram que o alho reduz a pressão arterial em pessoas com níveis elevados e e ajudar a diminuir o colesterol LDL total e "ruim" .

Como quantidades relativamente grandes de alho são necessárias para alcançar esse efeito protetor do coração, você poderá optar para suplementação.

Em breve vou escrever mais detalhes sobre suplementação no colesterol elevado.