Colesterol, o que você precisa saber.

O colesterol é feito em seu fígado e tem muitas funções importantes. Por exemplo, ajuda a manter as paredes de suas células flexíveis e é necessário para fazer vários hormônios.  No entanto, como qualquer coisa no corpo, muito colesterol ou colesterol nos lugares errados cria problemas.  Como a gordura, o colesterol não se dissolve na água. Em vez disso, seu transporte no corpo depende de moléculas chamadas lipoproteínas, que transportam colesterol, gorduras e vitaminas lipossolúveis no sangue.

 Diferentes tipos de lipoproteínas têm diferentes efeitos sobre a saúde. Por exemplo, níveis elevados de lipoproteína de baixa densidade (LDL) resultam em depósitos de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos, o que pode levar a artérias obstruídas, acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e insuficiência renal.  Em contra partida, a lipoproteína de alta densidade (HDL) ajuda a levar o colesterol longe das paredes dos vasos e ajuda a prevenir essas doenças. Quanto mais HDL melhor, e menos LDL.  Gorduras monoinsaturadas como aquelas em azeite, nozes e abacates reduzem o LDL "ruim", aumentam o HDL "bom" e reduzem a oxidação que contribui para as artérias entupidas.

 Todas as gorduras poliinsaturadas são saudáveis para o coração e podem reduzir o risco de diabetes. As gorduras ómega-3 são um tipo de gordura poliinsaturada com benefícios adicionais para o coração. ​  A fibra solúvel alimenta bactérias intestinais probióticas saudáveis e remove o colesterol do corpo, reduzindo LDL e VLDL. As boas fontes incluem feijão, ervilhas, lentilhas, frutas, psyllium e grãos integrais, incluindo aveia.