Descubra como higienizar os alimentos

A higienização dos alimentos é um dos passos fundamentais para o consumo de um seguro. Por se tratar de produtos que naturalmente carregam resíduos orgânicos como as frutas e hortaliças vindos da lavoura ou dos estabelecimentos comerciais, a limpeza é um pré-preparo que não deve ser esquecido.


A limpeza de frutas, legumes e verdura evita que sua família entre em contato com larvas, insetos ou parasitas. Além disso, também elimina, vírus, bactérias e outros microrganismos prejudiciais ao organismo humano.


Muitas pessoas têm dúvidas de como fazer o procedimento corretamente, ainda mais com está pandemia do corona vírus. Pensando nisso, elaborei algumas dicas rápidas para você consumir seu alimento tranquilamente.


Dentro do mercado, o que observar?

Pode parecer estranho, mas a higienização de um vegetal começa antes mesmo de chegar em casa. Ao comprar um hortifrúti alguns cuidados fazem toda a diferença.

  • Verifique se o refrigerador ou congelador para vegetais sensíveis ao calor como brócolis, couve-flor ou espinafre.

  • Siga a ordem correta de compra dos alimentos: primeiro, os produtos não comestíveis, como utensílios e materiais de limpeza; em seguida, os alimentos não-perecíveis e depois os perecíveis (carnes e outros produtos conservados sob refrigeração).

  • Organize-se para que o tempo entre a compra dos alimentos perecíveis e seu armazenamento no domicílio não ultrapasse duas horas.


Os produtos para higienizar os alimentos, quais são?

Os produtos indicados para a higienização de hortifrúti são:

  • Água corrente.

  • hipoclorito de sódio também conhecido como água sanitária.

  • Papel toalha.


ATENÇÃO: Quando utilizar o hipoclorito de sódio para higienização, fazê-lo em forma de solução. Essa solução deve ser de 200ppm (uma colher de sopa para um litro de água).


Dicas importantes!

  1. O bicarbonato contém propriedades que podem modificar o produto. Uma folha de alface, por exemplo, irá murchar se entrar em contato com o bicarbonato.

  2. O vinagre também não é a melhor opção. O ácido acético não tem a capacidade de eliminar bactérias e microrganismos. Além disso, o uso de produtos de limpeza, como alvejante e detergente, por exemplo, não é o ideal. Esses artigos podem deixar resíduos químicos no alimento caso esses não sejam bem enxaguados.

  3. Em relação à água sanitária é importante ler o rótulo. Ela só deve ser usada se for exclusivamente composta de água sanitária. Existem também produtos específicos para esse fim.


Em todos os casos, independentemente do tipo de vegetal, o ideal é fazer a limpeza pouco antes do consumo ou da utilização. Contudo, nem todas as pessoas dispõem de tempo para realizar o processo várias vezes. Se esse for o seu caso, é preciso um cuidado adicional e limpar após chegar do supermercado, secando bem.