Endometriose, o que comer?
Primeiramente, você sabe o que é endometriose? 🤔
É um distúrbio em que o tecido que normalmente reveste o útero cresce fora do útero. A partir daí, surgem as cólicas intensas, o desconforto e, com o tempo, dificuldades para engravidar. Além disso, o risco de câncer de ovário é mais alto em mulheres com o problema.
🍽 Mas você sabia que a alimentação influencia bastante no desenvolvimento dessa doença?
O desenvolvimento de endometriose está relacionado com a baixa ingestão de vitaminas C, E e de fibras na dieta.
Um estudo realizado com 48 mulheres com endometriose foi acompanhado por meio de questionário referente à alimentação destas. Observou-se que quanto maior a gravidade da endometriose, menor a ingestão de vitaminas E e C.
Além disso, já existem estudos que indicam que antioxidantes, como vitamina C e A, podem evitar a evolução de processos que prejudicam o endométrio.
🍊 Onde encontro vitamina C?
A vitamina C é encontrada em brócolis, acelga, pimentão verde, pimentão vermelho, couve de bruxelas, laranja, morango, toranja, entre outros.
🥜 Onde encontro vitamina E?
Principais fontes alimentares de vitamina E sãos os grãos de cereais, nozes, verduras, óleos vegetais, germe de trigo, carnes, ovos, peixes e produtos lácteos.

🥚🥦Onde encontro vitamina A?
A vitamina A, em formato de retinol, é encontrada em alimentos de origem animal como, fígado, gema de ovo e produtos lácteos, enquanto os carotenóides são encontrados em fontes de origem vegetal como óleos, frutas e vegetais.
👉 Nesse dia internacional da luta contra a endometriose, compartilhe com as suas amigas e mulheres da família, e incentive sempre a ida periódica ao ginecologista!
A alimentação saudável não serve apenas para emagrecer, mas para prevenir diversos problemas de saúde! Gostou? Compartilha com mais pessoas! 👇
#endometriose #alimentação #saúde