Glúten e sensibilidade, como descobrir?

A intolerância ao glúten é um problema bastante comum. Caracteriza-se por reações adversas ao glúten , uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio. A doença celíaca é a forma mais grave de intolerância ao glúten. É uma doença autoimune que afeta cerca de 1% da população e pode levar a danos no sistema digestivo. No entanto, 0,5-13% das pessoas também podem ser sensibilidade ao glúten , uma forma mais branda da intolerância ao glúten que ainda pode causar problemas. Ambas as formas de intolerância ao glúten podem causar sintomas generalizados, muitos dos quais nada têm a ver com a digestão.  Vou aborda alguns sinais e sintomas de intolerância ao glúten. Vamos lá?  1. Inchaço:   É quando você se sentir como se sua barriga está inchada ou cheio de gás depois que você comeu. Isso pode fazer você se sentir desconfortável . Embora o inchaço é muito comum e pode ter muitas explicações, também pode ser um sinal de intolerância ao glúten. Na verdade, sensação de inchaço é uma das queixas mais comuns de pessoas que são sensíveis ou intolerantes ao glúten.


2. Diarreia, constipação e fezes com mau cheiro:  Acontecer ocasionalmente diarreia e constipação é normal, mas pode ser um motivo de preocupação se isso acontece regularmente. Estes também são uns sintomas comuns de intolerância ao glúten. Indivíduos com doença celíaca experimentam


inflamação no intestino depois de comer glúten. Isso danifica o revestimento do intestino e leva à má absorção de nutrientes, resultando em desconforto digestivo significativo e diarreia freqüente ou constipação.

3. Dor abdominal: A dor abdominal é muito comum e pode ter numerosas explicações. No entanto, é também  uns  dos sintomas mais comuns de uma intolerância ao glúten.

4. Dores de cabeça: Indivíduos intolerantes ao glúten são mais propensos a enxaquecas do que as pessoas não intolerantes.

5. Sentimento Cansado: Sentir-se cansado é muito comum e geralmente não está ligado a qualquer doença. No entanto, se você constantemente se senti muito cansado, então você deve explorar a possibilidade de uma causa subjacente.Indivíduos intolerantes ao glúten são muito propensos a fadiga e cansaço, especialmente depois de comer alimentos que possui glúten . Estudos têm demonstrado que 60-82% dos indivíduos intolerantes ao glúten ao comumente experimentar cansaço e fadiga.

Intolerância ao glúten pode ter vários sintomas. No entanto, tenha em mente que a maioria dos sintomas na lista acima pode ter outras explicações também. Vale lembrar que a observação de como seu organismo reage após a ingestão de um determinado alimento é vital para buscar melhorias juntamente com um profissional da saúde.