Leite sem lactose, posso consumir?

O leite sem lactose é um produto lácteo comercial que é livre de lactose. A lactose é um tipo de açúcar encontrado em produtos lácteos que pode ser difícil de digerir por algumas pessoas.  Os fabricantes de alimentos produzem leite sem lactose adicionando lactase ao leite de vaca normal. A lactase é uma enzima produzida por pessoas que toleram produtos lácteos, que decompõem a lactose no organismo.

 O leite final livre de lactose tem quase o mesmo sabor, textura e perfil nutricional que o leite comum. Convenientemente, ele pode ser usado da mesma maneira e, portanto, pode ser trocado por leite comum em suas receitas favoritas. Como o leite normal, o leite sem lactose é uma boa fonte de proteína, cálcio, fósforo, vitamina B12, riboflavina e vitamina D.  Ele é mais fácil de digerir do que o leite comum, isto porque a maioria das pessoas nasce com a capacidade de digerir a lactose, o principal tipo de açúcar no leite. No entanto, estima-se que cerca de 75% da população global perde essa capacidade à medida que envelhecem, resultando em uma condição conhecida como intolerância à lactose ou sensibilidade. 

Essa mudança geralmente ocorre por volta dos 2–12 anos de idade. Alguns mantêm sua capacidade de digerir a lactose na idade adulta, enquanto outros experimentam a diminuição da atividade da lactase, a enzima necessária para digerir e degradar a lactose, os sintomias destas diminuição vária entre as pessoas, mas a dica é, sentiu algum desconforto após ingerir leite, reduza ou pare até melhorar.   Leite sem lactose deve ser evitado por pessoas com alergia ao leite e indivíduos que seguem uma dieta vegana ou sem laticínios. Tirando estas exceções você pode sim consumir este tipo de leite.