top of page

Natal e Ano novo, um olho na comida e outro na cintura.

As férias são a época do bom humor, e muitos de nós estamos comendo fora ou comendo em casa mais do que faríamos em outras épocas. A boa notícia é que você ainda pode comer, beber e se divertir sem exagerar. Aqui estão minhas dicas para aproveitar este Natal, mantendo um olho em sua cintura e saúde.


O Natal é uma época para relaxar e se divertir, mas tente manter seus objetivos de saúde em mente e por que cuidar da sua saúde é importante para você.

Muitos de nós comemos fora mais do que o normal durante o período de Natal. E quando comemos fora, muitas vezes comemos mais do que em casa. Sabemos que seguir apenas um prato após ver o que todo mundo está comendo é difícil, então decida antes de começar se vai comer uma entrada ou uma sobremesa. Se você não quiser se sentir muito estufado, considere uma entrada (talvez com um acompanhamento de vegetais), em vez de um prato principal, ou peça uma porção menor.


Esteja você comendo fora ou em casa, tomar um café ou uma xícara de chá enquanto os outros comem um pudim é uma boa maneira de terminar uma refeição, ou você pode compartilhar um pudim com outras pessoas.


Uma refeição de comemoração única provavelmente não fará nenhuma diferença para sua saúde no geral do dia, então aproveite. No entanto, é interessante você selecionar melhor todas as refeições fora da ceia antes, reduzir as calorias no café da manhã, almoço e lanche da tarde. Isso pode significar fazer uma refeição mais leve à noite, como sopa, salada ou sanduíche, se você fez uma grande refeição no início do dia. Tente escolher opções com baixo teor de gordura saturada, açúcar e sal para as outras refeições do dia.


Se você está comendo em casa, tente planejar o que come pensando na sua saúde. Escolha cortes magros de carne e remova qualquer gordura visível e tente limitar a carne vermelha e processada que você tem em favor de opções de peixe, frango, peru e vegetais.

Se vai comer fora, tente escolher as opções de menu mais saudáveis ​​para que a refeição se encaixe na sua dieta normal, em vez de optar apenas pelos seus favoritos. Evite pratos fritos à base de massa ou aqueles com molhos cremosos, ou de queijo. Se você for comer sobremesa, escolha sobremesas à base de frutas.


Uma tradicional ceia de Natal não é a pior escolha quando o assunto é saúde. O peru é uma carne magra (contanto que você evite regá-lo com muita manteiga) e muitos vegetais com sua refeição são bons. Tente encher com vegetais como couve, cenoura e ervilha (novamente, desde que não sejam cobertos com manteiga) e pegue leve nas batatas assadas e nabo, que vêm com gordura extra e calorias.


E Feliz natal e um ótimo Ano Novo

bottom of page