Os suplementos de biotina ajudam no crescimento da barba?

Não há dúvida de que a cultura da barba está em ascensão, e muitas empresas agora vendem produtos que atendem especificamente aqueles que desejam participar dela.

Nem todos os homens conseguem ter uma barba completa e distinta sem esforço. Felizmente, existem vários métodos propostos para aumentar a espessura da barba ao longo do tempo.

Um método potencial é tomar suplementos de biotina (vitamina B7), que promovem a saúde dos cabelos, pele e unhas.

Hoje você irá descobrir tudo sobre esta relação, biotina e barba.

O que é biotina?

A biotina, também conhecida como vitamina B7, desempenha um papel fundamental no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.

Embora as bactérias intestinais possam produzir pequenas quantidades de biotina, seu corpo não pode sintetizar essa vitamina por conta própria, por isso é importante consumi-la diariamente.

Além disso, a biotina desempenha um papel na produção de queratina, a principal proteína encontrada no cabelo, pele e unhas.


Pode promover o crescimento de pelos faciais?

Considerando que a biotina desempenha um papel na produção de queratina, a principal proteína encontrada no cabelo, você pode se perguntar se pode ajudar no crescimento da barba.

Embora os dados sobre o crescimento da barba, em particular, sejam limitados, vários estudos sugerem que os suplementos de biotina podem melhorar a espessura do cabelo em pessoas com condições que afetam o



crescimento do cabelo, como a alopecia, embora o cabelo da barba não seja mencionado especificamente.


A deficiência de biotina é rara e geralmente devido a níveis insuficientes de enzimas que regulam os níveis de biotina, como a biotinidase. Dito isto, também pode resultar de má absorção intestinal devido ao uso crônico de antibióticos, excesso de álcool, ou ingestão de ovos crus.


Alguns sinais precoces de deficiência de biotina são alterações anormais dos cabelos, pele e unhas, enquanto uma deficiência mais avançada pode afetar o sistema nervoso central, causando convulsões e visão prejudicada.

Embora a suplementação com biotina possa não ser necessária para a maioria da população, ela é relativamente segura e não foram estabelecidos níveis tóxicos.

Isso ocorre porque é uma vitamina solúvel em água e qualquer excesso que seu corpo não precise é descartado na urina.


Faça com sua dieta

A suplementação não é a única maneira de garantir que sua ingestão de biotina esteja regulada.

Várias fontes alimentares de biotina podem ajudá-lo a atender às suas necessidades diárias, incluindo:

  • ovos

  • nozes

  • sementes

  • cogumelos

  • batata-doce

  • espinafre

  • couve-flor

  • bananas

  • carne de boi ou frango

  • queijo e leite de vaca

  • salmão

A inclusão desses alimentos em sua dieta garantirá uma ingestão adequada de biotina e evitará a necessidade de suplementação na maioria dos casos.

Sempre é importante consultar um profissional antes de suplementar.